• Jaqueline Chile

Manual de instruções

O que você vai levar desta leitura?

- Como escrever um manual de instruções.

- Porque este é um bom método para replicar seu trabalho dentro da produção cultural.





Quando você compra algo novo e que ainda não sabe utilizar muito bem, lá vem ele, o manual de instruções! O manual te dá o passo-a-passo de como fazer aquele objeto funcionar de maneira correta. E se aplicarmos isso para a área cultural, será que funciona?

A resposta é sim!


O manual é uma boa e prática maneira de ensinar outra pessoa fazer o que você faz. Então segue aqui algumas dicas de como você pode estruturar o seu próprio manual:


1. Comece pelo começo e diga coisas que para você vão parecer óbvias e redundantes, mas que na verdade são informações essenciais. Separe assim, um passo de cada vez.

2. Utilize uma linguagem bem próxima para quem vai ler. Nada de palavras bonitas e rebuscadas, o quanto mais fácil e cotidiano a tarefa parecer, mais tranquilo será o entendimento.

3. Demore-se. Não poupe dedo para digitar/escrever quantas vezes forem necessárias todas as informações importantes.

4. Seja claro! Dê o recado para quem vai aprender, nada pior do que professores que circulam e não chegam em lugar algum.

4. Use links entre os tópicos descritos, facilitando a compreensão da coisa em cadeia, de como funciona em conjunto.


O método de fazer um manual de instruções pode ser aplicado nas mais diversas hipóteses: aprender a usar uma nova ferramenta de comunicação para o seu negócio artístico / cultural, para um processo executado na produção como a logística ou a prestação de contas, para a submissão de editais… Enfim, não existem regras, somente a adaptação da técnica.


Assim, você ajuda alguém que quer aprender ou um novo membro de sua equipe e esse manual pode ser escrito uma vez e replicado para diversas pessoas. Quer praticidade maior? Reserve já um tempo para descrever seus processos burocráticos, uma hora o seu manual de instruções será muito bem aproveitado por alguém que se interesse.

8 visualizações
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

Diga oi!

email g2@g2cultura.com.br

ligue  ou mande whatsapp

(11) 9 4312 6468