• Stephanie Glória

Indicação de LIVRO para produção de TEATRO, MÚSICA e DANÇA — O Avesso da cena.

Atualizado: Jan 14

O que você vai levar desta leitura?


- Uma indicação essencial de leitura

- Visão geral do livro


















Rômulo Avelar, Administrador, Produtor e Gestor cultural  desde 1998 ministra cursos nas áreas de produção, planejamento e gestão cultural. Consultor de diversos grupos, dentre eles o Grupo Galpão e a Casa do Beco.


O Livro O Avesso da Cena trata sobre política cultural, produção cultural, gestão, instituições culturais e mão na massa. 

Sim, mão na massa! O livro alia teoria e prática, traz exemplos reais de contratos, logística e produção de turnês. Além disso, é um compilado de opiniões de grandes profissionais da área.


Para começo de conversa traz um CONTEXTO CULTURAL muito interessante sobre as perspectivas para o setor. Na sequencia e com simplicidade traz os conceitos de Produtor Cultural e Gestor cultural, bem como, as diferenças e contextos.


O Chamado NÓ DA PRODUÇÃO vem em seguida. Uma discussão sobre a relações artista-produtor, com o poder público, empresas e público. Linguagem, patrocínio e marketing cultural fazem parte do pacote!


Rumo ao dia a dia da produção, o livro traz de forma robusta o passo a passo para estruturar a pré- produção, produção e pós produção de um espetáculo. No item gestão orçamentária, além de termos a oportunidade de desmistificar o tão temido orçamento, a obra traz um modelo de fluxo de caixa do Grupo X de teatro para nos ajudar a materializar os conceitos na nossa realidade.


Mais adiante, cuida com riqueza de detalhes do assunto - Produção de turnês. Traz no capítulo um modelo de roteiro de Produção do Grupo Galpão, enriquecedor! Na mesma linha, dedica um capítulo a produção de eventos culturais com conceitos e modelo de layout de um evento real.


Embora, e por quase sempre não ser a parte mais divertida, acabamos esquecendo dos aspectos legais, mas que tal um passo a passo e um modelo de contrato? Isso mesmo!


E como bom gestor que é, plano de negócios e planejamento estratégico não iam ficar de fora. Rômulo Avelar aborda no ultimo capítulo, atém dos tópicos citados acima, soluções criativas para a viabilização do trabalho na área cultural.


Este livro de cabeceira é um guia teórico e prático para a nossa profissão, nitidamente feito com responsabilidade e muita experiência.


Vamos juntos nesta leitura?


Para conhecer o nosso serviço de consultoria artística, dúvidas, críticas ou sugestões é só enviar um e-mail pra gente ou navegar em nosso site!

e-mail: g2@g2cultura.com.br

Nos siga no instagram! @g2cultura


Um beijo, e boa leitura!

13 visualizações
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

Diga oi!

email g2@g2cultura.com.br

ligue  ou mande whatsapp

(11) 9 4312 6468