• Stephanie Glória

EDITAIS: COMO APROVEITAR ESTE RECURSO DISPONÍVEL?

O que você vai levar desta leitura?

- Compreensão sobre o contexto em que os editais estão inseridos

- Um método para selecionar o melhor edital para o seu projeto

- Passo a passo sobre onde encontrar os editais abertos



Já falamos algumas vezes sobre este assunto aqui no blog, mas a procura e as dúvidas não param de chegar.  Perguntas sobre como ganhar dinheiro no campo cultural, por onde começar, insegurança quanto as políticas públicas, e a CAMPEÃ É : qual é o caminho das pedras? Você, artista produtor que além de dedicar tempo para a auto nutrição artística e para a  criação, ainda se dedica a sustentabilidade da sua ideia criativa, aqui vai um texto simples pra te ajudar a decidir se os editais são um bom negocio para você. Bem, quando falamos em editais estamos falando de dinheiro publico ou privado, disponível! Vamos por partes. Dinheiro público porque existem editais promovidos pelos Órgãos da administração direta ( ex: secretarias de cultura municipais, estaduais, federal), os fundos especiais, as autarquias, as fundações públicas, as empresas públicas, as sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios. Acontece que para esse dinheiro ser distribuído é preciso que haja publicidade e abertura para que todos que se encontram na mesma situação, neste caso a classe artística, tenham acesso de forma igualitária aos recursos. Empresas privadas também podem usar deste instrumento para direcionar sua verba. E quando falo em recurso disponível, quero dizer com isso, que se você propor  um projeto que atenda a todos dos requisitos de um  edital, e for aprovado, você não terá que captar o recurso, o recurso já existe e já está disponível. Sabendo disso tudo, aí vem a grande questão: como aproveitar essas oportunidades? Aqui, montei um rol explicativo do que temos que olhar primeiro quando nos deparamos com a chamada: INSCRIÇÕES ABERTAS! É claro que não dá pra gente ler na íntegra todos os detalhes de todos os editais que estão com inscrições abertas, então esta técnica serve para que possamos fazer uma "peneira de editais" como chamamos aqui na G2 Cultura. Essa peneira vai te ajudar a separar os editais que estão alinhados com o seu propósito,  para que só depois de ter certeza, mergulhar de cabeça. Então vamos lá! Segue a lista! Quais são os requisitos de participação?        


Em primeiro lugar temos que prestar atenção a quem se destina o edital. Pessoa física ou jurídica? MEI pode? Residente no local da execução, nacional ou internacional? aqui você já tem clareza se pode participar ou não! Como funciona a inscrição?


Sabendo o Início e o  término das inscrições você poderá avaliar se há tempo hábil para se inscrever!. Dica interna 😉 se o edital é pra mim, desenvolvo uma maneira de deixar visível, para sempre que eu precisar acessar, a data de abertura, a data de término das inscrições e a data do resultado. O que será avaliado?


Todos os editais, eu digo todos mesmo, trazem os critérios de avaliação, porque já que a concorrência deve ser igual para todos, os critérios devem ser claríssimos! Repare se o seu projeto tem capacidade de atender a esses critérios, se não, nem vale a pena dedicar seu tempo neste! Onde será realizado?


Se você não pode viajar e o edital acontecerá a dois mil quilômetros da sua casa, não vai dar! Atenção neste ponto! Quais são os benefícios e remuneração?


Existem editais de vários tipos, e cada um com um objetivo diferente. ESTRATÉGIA aqui é a palavra de ordem. As vezes, determinado edital só vai pagar os custos mas o alcance de público e a experiência que pode ser adquirida com a participação valem muito. Então neste momento é importante avaliar estrategicamente.


Uma outra dica de ouro é onde encontrar os editais. No dia a dia uso o Prosas e o Google alerts. O prosas já é bem conhecido no meio artístico e é uma ferramenta afiada. Já o Google alerts não fica atrás, é só cadastrar o que você quer receber, que ele faz um compilado e envia no seu e-mail todos os dias! Simples assim.


Se você chegou até aqui, você tem em mãos um resumo poderosíssimo que vai te ajudar a ganhar tempo e a se conectar com um maior número de possibilidades.


Para conhecer o nosso serviço de consultoria artística, dúvidas, críticas ou sugestões é só enviar um e-mail pra gente ou acessar o nosso site!

e-mail: g2@g2cultura.com.br

Site: www.g2cultura.com.br

Nos siga no instagram! @g2cultura


Obrigada pela leitura!

13 visualizações
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

Diga oi!

email g2@g2cultura.com.br

ligue  ou mande whatsapp

(11) 9 4312 6468