• Jaqueline Chile

Curse-se

O que você vai levar desta leitura?

- A importância de se manter estudando

- Como buscar/prosseguir a cadência de estudos



O título mesmo já diz: curse-se. Abandone já a ideia de que terminar a faculdade, ou seu curso técnico prolongado irá te fazer um profissional completo e bem qualificado para o mercado artístico. Sim, estou falando com artistas e todos os que fazem parte dessa nossa área: produtores, diretores, cenógrafos, figurinistas, operadores técnicos, curadores….


Os cursos NUNCA são um fim, mas sim um meio. Por mais que você dedique seu tempo, se esforce e seja um aluno muito aplicado, saiba que ao terminar um curso, apesar de já ter entendido muito bem a matéria, ainda não é ‘expert’ naquilo. Afinal, a teoria são 50%, o resto é só com práticas e experiências que você vai conseguir exercitar.


Mas, focando na teoria, é importante saber que você não vai parar de estudar. Estudar vai te fazer criar espaço, rede com outras pessoas que caminharão contigo, sabedoria para aplicar o conhecimento no dia-a-dia do trabalho e desenvoltura das suas habilidades.


Por exemplo: Terminar o curso de atuação em teatro quer dizer que você ainda precisa saber mais sobre iluminação, depois sobre cenografia, depois sobre produção e caso tenha se afinizado mais com a produção, você vai estudar mais um pouco em outro lugar, e depois ler outros livros, assistir outras palestras, conversar com outras pessoas, trabalhar para aplicar o conhecimento e assim por diante sucessivamente.


Estudar é uma constante para que possamos nos garantir como bons profissionais, é aquilo que somente nós podemos fazer por nós mesmos. Não, eu não quero com esse texto te dar uma dose motivacional de vida (se rolar, legal também), mas ressaltar a importância de investir para colher bons frutos depois. Um médico investe no mínimo dez anos de estudo em sua carreira, então por que para nós artistas, tão profissionais quanto médicos, engenheiros, arquitetos ou advogados, isso seria diferente?


Deixo aqui algumas dicas, de lugares e plataformas que atingem a carreira artística, onde você pode “cursar-se” sem medo:


- SP ESCOLA DE TEATRO

- SESC

- SENAC

- SEBRAE

- ABRA

- UDEMY

- AIC — Academia Internacional de Cinema

- PORTAL EDUCAÇÃO

- CULTURA E MERCADO

- G2 CULTURA (é, aqui! ❤)

0 visualização
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

Diga oi!

email g2@g2cultura.com.br

ligue  ou mande whatsapp

(11) 9 4312 6468