• Stephanie Glória

Como planejar o ano em 5 passos?

O que você vai levar desta leitura? 05 passos para planejar o ano?

Quais erros não cometer no processo

3 Dicas práticas Que o ano que se encerra foi um ano repleto de desafios para a nossa área, todos nós já sabemos, mas não é sobre isso que vamos conversar, pois em tempos de pressão é imprescindível nos munirmos de soluções. Aqui vai um breve roteiro de como se organizar para sair do lugar.

Vamos usar a Maria, 27 anos, atriz e arte educadora como exemplo. Hoje, Maria ministra aulas em um lugar que não curte muito e não sabe como tocar sua carreira artística.

Passo 1 — DESENHE

Isso mesmo, pegue uma folha em branco e tente criar uma imagem de futuro — só vale por meio de desenhos. Imagine como você deseja que seja o seu dia, um dia comum, ao final deste ano que está começando.

Exemplo: Maria, em seu desenho, acordou as 06h da manhã, tomou um café fitness, desceu até a academia do prédio e fez o seu treino na esteira. Uma hora depois voltou para casa, se sentindo muito bem, tomou banho e meditou. As 09h foi para o ensaio do seu espetáculo que estréia em Abril.

Almoçou as 13h e em seguida foi para o coworking onde realiza seu trabalho de mesa, pois está ministrando um curso livre às quartas e sextas. A noite, saiu para ver um filme, pois adora as sessões vazias das segundas-feiras.

Importante: perceba que Maria ao desenhar, não se prendeu aos problemas ou em como faria(ainda não é o momento), ela deixou fluir. Faça isso!

Passo 2 — Escolha os seus EIXOS É importante pensar: quais as áreas da minha vida que servem como pilares? aqueles pontos que atribuímos prioridade em nosso cotidiano. Você pode me dizer “há, mas isso não precisa pensar, é natural” — é aí que mora o engano. As atividades que abocanham o nosso tempo precisam de direção, caso contrário acabamos o ano repetindo frases como “nossa, já é natal” ou “puxa, eu não fiz nada esse ano”. São exemplos de eixos: Espiritualidade, família, trabalho, estudos, lazer, relacionamento conjugal, amigos, financeiro. Já ouvi algumas vezes a seguinte pergunta: mas como se planeja relacionamento conjugal? no melhor cenário o casal deveria planejar junto, mas como nem sempre isso é possível, uma pista é usar as perguntas a seguir, para este, e para todos os outros eixos. Passo 3 — Faça DUAS PERGUNTAS para cada eixo (fazer isso com cada um deles, vai valer o esforço, garanto!) Pergunte-se duas coisas: Onde estou/como está hoje: Onde quero chegar/Objetivo: Seja sincer@! A primeira pergunta pode e deve ter colocações positivas e negativas. Já a segunda tem haver com o seu desejo de realização. Exemplo da Maria: Eixo: Estudos Onde estou/como está hoje: Pontos positivos: Concluí a faculdade e acabei de terminar um curso livre de direção. Pontos negativos: Sinto que tenho muitas coisas à aprender e não tenho tempo; também não sei organizar a agenda da semana nem para um paradidático, além disso, me envolvo em projetos que não dão em nada. Onde quero chegar/Objetivo: Realizar dois cursos livres para aprimoramento; aprender a usar o excel; aprender a escrever projetos culturais. Passo 4 — Crie PEDRAS DE MEDIÇÃO Pedras de medição são sinais que irão te mostrar se você está no caminho da realização. Faça uma lista. No exemplo da Maria, as pedras são: Matrícula no primeiro curso livre Comprar curso on line de Excel Matrícula no curso de projetos culturais Matrícula no segundo curso livre Escrever o meu primeiro projeto Concluir o curso de Excel Concluir o primeiro curso livre Concluir o segundo curso livre

Repare que a construção das pedras respeita uma fórmula: Verbo + Objetivo desafiador ;) Passo 5 — Decida quando SERÁ A SUA PRIMEIRA AUTO AVALIAÇÃO! Sugiro que o planejamento faça parte do seu dia a dia, mas é de extrema importância avaliarmos como estamos indo. Uma maneira simples é escolher quais são as pedras de medição que você deseja alcançar nos três primeiros meses do seu planejamento em relação a cada eixo, e assim por diante! Erros que deve evitar! Palavras generalizadas como: Uns, alguns, todos etc. Criar muitas metas — isso não é garantia de um bom planejamento. Um ano tem 365 dias, seja realista! Tente ser o mais objetiv@ possível. Dicas práticas! 1. Eu uso o Trello para me organizar. Crio um quadro chamado Planejamento anual. Uma lista para cada eixo. Um Check list dentro de cada uma das listas, para as pedras de medição.O Trello tem uma versão gratuita muito interessante e intuitiva, vale muito conhecer, se você ainda não usa. 2. Reserve um tempo para isso. Não tem mágica, foco e concentração te levarão à clareza. 3. Seja generoso consigo. Esta é uma maneira prática de planejar, já testei várias formas para chegar neste compilado de ferramentas, desejo de coração que seja útil para você e que seu ano seja fluido, leve e que ao final de cada dia, e a cada concretização, você se sinta mais realizad@! Para conhecer o nosso serviço de consultoria artística, dúvidas, críticas ou sugestões é só enviar um e-mail pra gente ou explore o nosso site! Nos siga no instagram >> @g2cultura<< Um beijo, e um novo ciclo cheio de luz pra você!

10 visualizações
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

Diga oi!

email g2@g2cultura.com.br

ligue  ou mande whatsapp

(11) 9 4312 6468